top of page

António Júlio nasceu em Chaves no ano de 1951.

Foi colaborador de Nadir Afonso, de quem recebeu iniciação e orientação no domínio das Artes Plásticas entre os anos de 1969 e 1971.

 

Licenciou-se em Artes Plásticas e Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1980.

Desde então desenvolveu actividade nas áreas das escultura, pintura, desenho, arte-sacra, serigrafia e medalhística, tendo apresentado 
as suas obras em exposições colectivas e individuais, bem como ainda algumas delas foram seleccionadas para pertencerem ao expólio de arte pública nacional.

 

Está representado em diversas colecções públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.


Fez parte de júris de diversos concursos no âmbito das artes pláticas e exerceu a actividade de professor do Grupo de Educação Visual, Escola Secundária Nº1 do Laranjeiro, hoje Professor Ruy Luís Gomes, tendo contribuído para  dinamização vocacional dos alunos e implementação do Agrupamento de Artes na escola onde leccionou.


Desempenhou, além do professorado, cargos associativos e de autarca. Paralelamente, nunca prescindiu do seu atelier de escultura, o seu espaço próprio, tal como o referia.

 

A sua dimensão cívica, humanista e fraterna ficou vincada nas actividades por si desenvolvidas, nomeadamente em toda a obra artística.

© Luis Espada 2021

bottom of page